Ciência dos Materiais – Deformação Elástica Liga Metálica – Modulo de Elasticidade

Um  pedaço  de  cobre  originalmente  com 300 mm  de  comprimento (Lo = 300 mm) é puxado em tração com uma tensão de 270 MPa (τ =270MPa). Se a sua  deformação  é inteiramente  elástica,  qual  será  o  alongamento resultante? O modulo de elasticidade E é de 108000 MPa.

Equações para Resolução:

Resolução:

O aluno deve calcular primeiro a deformação Ɛ em mm para isso deve usar a tensão em MPa e o modulo de elasticidade em MPa.

Calculo da deformação:

Ocorre uma deformação de 0,75 mm no pedaço de cobre quando submetido a tração nas condições dadas no problema.

OBS: 1- Essas duas equações só são validas para deformação elástica do metal, se o metal entrar na zona de deformação plástica essas equações não são validas.

2- O aluno deve recordar que zona de deformação elástica no material no caso da questão corresponde a uma deformação que retorna ao estado inicial após a tensão parar de ser aplicada. Já a zona de deformação plástica caracteriza-se por, após a tensão parar de ser empregado o material que deformou de forma plástica não retorna ao comprimento inicial.

3 – A primeira zona de deformação é elástica com um limite de tensão após esse limite de tensão se tem a zona de deformação plástica e a ultima zona a terceira é zona de fratura. Essas zonas são característica dos materiais dúctil e não dos materiais frágeis.

Bons Estudos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *