Fenômeno de Transporte – Altura de Carga – Shutoff

A curva  de carga  entre  as superfícies  de dois tanques abertos (cotas das superfícies iguais), unidos por uma tubulação horizontal de transporte de água com diâmetro constante, operando com altos números de Reynolds, pode ser representada por:

Nessa  tubulação  há  uma  bomba  centrífuga  cuja carga desenvolvida no ponto de shut-off (de bloqueio) é igual a 100 m H2O e a curva de carga da bomba pode ser representada pela expressão:

Com  a  bomba  ligada, a  vazão  volumétrica, em m3 /s, que  atravessa o sistema na condição apresentada é de

Resolução:

O aluno  deve  identificar  as  equações  de curva de carga da bomba e do sistema e igualar para obter a vazão de operação

O aluno deve  calcular  o  valor  do  R  pelo  conceito  de  shut-off.  O aluno deve  saber  que  shut-off  corresponde  para  a  altura  de  carga H bomba desenvolvido  para  a  vazão  Q  zero.  O  fabricante aciona a bomba com a válvula de bloqueio fechada e determina o Hshut-off para uma vazão zero.

Logo pelo conceito de Shut-off foi possível determinar o valor do R que é 100m.

OBS: 1- O aluno  deve  saber o conceito de shut-off  corresponde  para a altura   de   carga   H bomba  desenvolvido  para  a  vazão  Q  zero  pelo acionamento da bomba com uma válvula de bloqueio fechada na posição de descarga da bomba.

Bons Estudos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *