Termodinâmica – Ciclo de Refrigeração – Taxa de Refrigeração

A Figura a seguir apresenta o diagrama TS de um ciclo de refrigeração com válvula de expansão.  Nesse processo, deseja-se que a taxa de refrigeração seja de 2.400 kJ/s.

Se as entalpias dos pontos b, c e d são 3500 kJ/kg, 5000 kJ/kg e 500 kJ/kg, respectivamente, a vazão do fluido refrigerante (em kg/s) é de:

Equação de Resolução:

Resolução:

O aluno deve entender que taxa de refrigeração corresponde à taxa (KJ/s) extraída da fonte fria que no diagrama corresponde à reta na horizontal indicado abaixo:

Aplicando a equação termodinâmica:

Como  no  enunciado  da  questão  foi  informado o Hb = 3500kj/kg o aluno deve  determinar  o Há.  O aluno   tem que  recordar à  teoria  de válvula de expansão.  A   teoria   diz   que  a  transformação  na  válvula  de  expansão (estrangulamento)  é  isentálpico  logo  a  variação de entalpia é nula. Com isso:

Logo:

OBS: 1- O aluno  deve  se  lembrar  que  a   transformação   na   válvula  de expansão (estrangulamento)  é  isentálpico  logo  a  variação de entalpia é nula. Com  isso o  aluno  pode  determinar o  valor de Ha já que ele sabe o valor de Hd.

Bons Estudos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *